Exponorestande

Teófilo Otoni mais uma vez demonstrou a força do Nordeste de Minas ao realizar a edição da Exponor 2019, de 22 a 25 de agosto. O evento foi aberto pelo governador Romeu Zema, que esteve acompanhado de integrantes da sua equipe e de lideranças locais e regionais. O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) reuniu oito pequenos negócios para expor e comercializar produtos durante a maior mostra empresarial da região.

A Exponor é promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni e essa foi a sétima edição com 176 estandes e mais de 20 mil visitantes. O evento deste ano ganhou mais visibilidade com a presença do governador Romeu Zema, que esteve acompanhado de alguns integrantes do seu governo. Entre eles os secretários de Desenvolvimento Econômico, Vítor de Mendonça; Agricultura, Ana Valentin; secretário-geral, Igor Mascarenhas, e o diretor-geral do Idene, Nilson Borges.

Exponor 2019

Na estrutura da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o governador Romeu Zema ouviu os prefeitos da região com apresentação de demandas. Em seguida se reuniu com o empresariado, que pediu, entre outras coisas, o apoio para o fortalecimento do Arranjos Produtivos Locais (APL) de Gemas e Joias. “A Exponor 2019 nos impressionou de forma muito positiva. Ficamos felizes em participar desse momento histórico de discussão e retomada do desenvolvimento”, afirmou o diretor-geral do Idene, Nilson Borges.

Idene fortalece os pequenos negócios

Com o Edital de Chamamento Público, o Idene possibilitou aos pequenos negócios a oportunidade de participar da Exponor sem nenhum custo pelo espaço do estande. A mobilização dos empreendedores, bem como orientação e instalação foi feita pela diretoria regional do Idene para os Vales, com o apoio do escritório, em Teófilo Otoni. Lá estiveram Café Souto, Café JC, Delícias da Ladainha, Sítio Pacajus, Bom Sabor, Requeijão Moreno Neusa de Cola, Cooperativa dos Agricultores Familiares de Novo Cruzeiro e Banana Chips Roseno.

Segundo o diretor regional do Idene para os Vales, Marcos Lima, a Exponor 2019 foi um divisor de águas para o instituto, com grande mobilização dos produtores locais e projetos financiados. “A participação em massa dos agricultores familiares, por meio da Associação, dá ao Idene credibilidade e confiança em nosso trabalho e nos próximos projetos a serem desenvolvidos”, ressaltou Lima. Ele considerou muito positiva também a presença das empresas tradicionais de alimentos no espaço do Idene.