O Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), iniciou a entrega de 385 toneladas de sementes de milho, sorgo, feijão e capim aos pequenos produtores rurais dos 258 municípios que compõem a área de atuação do Idene. O objetivo é incentivar a produção de alimentos para o consumo humano e animal, neste período de chuvas.

O investimento para a compra das sementes foi de cerca de R3,3 milhões. A distribuição de sementes faz parte da ação de Apoio à Agricultura Familiar, do programa de Desenvolvimento do Norte e Nordeste, coordenado pelo Instituto.

Segundo o diretor-geral do Idene, Gustavo Xavier, a iniciativa tem o objetivo de dar continuidade ao atendimento da população rural. “Esta é uma ação que deu certo nos últimos anos, e que contribui com a segurança alimentar das famílias de baixa renda. Já a produção excedente se torna uma fonte de renda, no caso da venda. Atuações como essa minimizam os efeitos da seca nessas regiões do Estado”, disse.

A entrega aos agricultores familiares será feita pelas prefeituras e entidades, que por meio de Termo de Compromisso assumem a responsabilidade pela orientação técnica, acompanhamento da produção e prestação de contas.

Os escritórios regionais do Idene estão localizados nas cidades de Águas Formosas, Araçuaí, Arinos, Brasília de Minas, Diamantina, Governador Valadares, Janaúba, Januária, Jequitinhonha, Montes Claros, Pirapora, Salinas e Teófilo Otoni.

Documentação necessária no link: http://www.sedinor.mg.gov.br/2015-09-03-17-55-59/apoio-a-agricultura-familiar-distribuicao-de-sementes

Foto (crédito): Mauricio Gomes / Idene