O Serro, primeiro município do país tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, recebeu, nesta quinta (15/11), a Caravana Servas.

A Caravana tem o objetivo, por meio de doações diversas, proporcionar mais cidadania às pessoas mais necessitadas.

A Sedinor foi parceira do Servas nesta ação, que contemplou 18 municípios da região que tiveram atendidas demandas de 23 instituições sócio-assistenciais.

Foram entregues geladeiras, cadeiras de rodas e lâmpadas especiais para ajudar na redução do consumo de energia elétrica. Além dessas doações o Hospital Caridade Santa Tereza, a APAE e o Centro da Criança e do Adolescente - CRIASER, do Serro, receberam 1.500 kg de alimentos, entre outras doações.

 “O Brasil passa por um momento de crise muito grave, crise econômica, política e institucional. E eu sempre digo que quem mais sofre em momentos de crise como essa são as pessoas que mais precisam. Por isso estamos indo até essas pessoas para levar um pouco de dignidade, embora haja quem critique nossas ações e não consiga enxergar que o que fazemos tem feito um pouco de diferença na vida. Mas vamos continuar fazendo o nosso trabalho com muita serenidade e dedicação, estejam certos disso”, avisou Carolina Pimentel, com muita determinação.

Mostrando a importância desta parceria, durante a cerimônia de entrega das doações, o secretário da Sedinor, Nondas Miranda, ressaltou a dimensão social desta atitude. "Trabalhamos para uma região carente e ações nesse sentido demonstram a responsabilidade do governo com a nossa população. Nosso governo tem a preocupação de estar presente, de ouvir para governar, afirmou o secretário.

Na oportunidade, Nondas Miranda, que é filho do Serro, levou a primeira-dama, Carolina Pimentel, para conhecer as dependências da Casa de Caridade Santa Tereza, principal centro de saúde do Serro, e que é referência na região. Durante esta essa visita o deputado estadual Durval Ângelo anunciou recurso de emenda parlamentar, no valor de 100 mil reais, para o hospital.

 Participaram também deste evento o secretário-adjunto da Sedinor, Jean Alves, os deputados Gustavo Santana e Geraldo Pimenta, o vice-presidente da Copasa, Júnior Miranda, Virgílio Guimarães e prefeitos e primeiras-damas dos municípios comtemplados.

Outras ações paralelas

Aconteceu simultaneamente as entregas, no CRIARSER, o curso para gestantes em situação de vulnerabilidade social, Carinho de Mãe. Aproximadamente, 70 grávidas participaram das palestras ministradas por especialistas da Polícia Militar de Minas.

No mesmo local, também, foi realizado a Rede Cuidar, programa de aprimoramento da Rede Sócio Assistencial do Sistema Único de Assistência Social. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), em parceria com a Loteria do Estado de Minas Gerais (LEMG).