CHL 0358

O Comitê Executivo Estadual do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água realizou a sua 8ª reunião, nesta terça-feira (06), na Cidade Administrativa. Composto por representantes da sociedade civil e do poder público, o objetivo principal do comitê é acompanhar e avaliar a execução do programa Água para Todos na área de abrangência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais – Sedinor, e seu órgão operacional, o Idene.

Durante a reunião, foi apresentado pelo diretor-geral do Idene, Ricardo Campos, o andamento da execução físico/financeira das seguintes tecnologias: Sistema Coletivo de Abastecimento de Água, Pequenas Barragens e Barraginhas. Ricardo Campos salientou a importância da participação de todos os membros. “Cada representante pode contribuir para melhorar o andamento das ações do programa Água para todos. Todas as deliberações do Comitê são fundamentais para dinamizar a execução de cada tecnologia”, pontuou.

Para o secretario da Sedinor e presidente do Comitê, Gustavo Xavier, a eficiência dos trabalhos aumenta a execução das obras. “O mais importante é que as pessoas que estão sem água sejam contempladas com os benefícios do programa”, afirmou. No encontro ficou estabelecido que as reuniões do Comitê serão trimestrais.

Também participaram representantes de secretariais de estado de Saúde, de Trabalho e Desenvolvimento Social - Sedese, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Seapa, de Cidades e de Integração Regional - Secir, além de membros da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais - Cedec, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas - Igam, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - Copasa, da Articulação no Semiárido – ASA e técnicos do sistema Sedinor/Idene.